Jul15

Série MD: Chás amigos da saúde!

Você gosta de chá? A tradição do “Chá das Cinco” é bem popular na Inglaterra, mas aqui no Brasil a bebida também tem conquistado espaço e faz sucesso principalmente entre aqueles que gostam de manter uma alimentação mais saudável. Muitos chás contêm nutrientes extremamente benéficos à saúde. Por isso, vamos começar uma série de postagens falando sobre diferentes tipos de chá e seus benefícios. Cada mês, falaremos sobre um novo. E hoje, iniciamos a série com o Chá de Hibisco.

O Chá de Hibisco é um dos queridinhos da vez. É preparado a partir do cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa, uma planta rica em antioxidantes e possui nutrientes que impendem a retenção de líquido e a evita o acúmulo de gorduras na barriga e quadris. É indicado, principalmente, para quem deseja perder peso de forma rápida e saudável.

A flor Hibisco possui o cálice rico em vitamina B2, que é de extrema importância para a pele, ossos e cabelos, e a vitamina B1, que age principalmente nos neurônios. Outras vitaminas presentes no chá são a vitamina A, que é necessária para a visão e sistema imunológico e a C, que combate a baixa imunidade e doenças cardiovasculares. Além disso, é rico em ferro e protege o organismo de doenças como anemia.

Conheça os principais benefícios do Chá de Hibisco:

 Evita o acúmulo de gordura;

  • Ação diurética, ou seja, ajuda a evitar a retenção de líquidos;
  • Controla o colesterol;
  • Controla a pressão arterial;
  • E é bom para o cérebro.

 Modo de preparo:

Leve um litro de água ao fogo e aguarde até as primeiras “bolhinhas” começarem a surgir. Acrescente duas colheres (sopa) cheias de hibisco seco e desligue o fogo. Tampe e aguarde por cinco ou dez minutos. Feito isso, é só coar o chá.

 -O extrato seco da flor pode ser encontrado em lojas de produtos naturais;

 -Evitar voltar a aquecer, pois isso reduz os efeitos terapêuticos da planta;

 -Recomenda-se que se tome um copo de 200 ml do chá diariamente.

 Dicas para acelerar a dieta:

O site M de Mulher divulgou algumas dicas que ajudam a acelerar o processo. As ervas Cavalinha e Alfafa aumentam os feitos do Hibisco. Para usar outras ervas, basta usar o litro de água com uma colher (sopa) de Hibisco (ao invés de duas) e a outra de Cavalinha (com ação diurética) ou Alfafa (com ação antioxidante).

Além disso, é preciso estar atento a outras regras. As seis refeições diárias são essenciais. O correto é fazer uma refeição a cada três horas. A variedade de frutas, legumes e verduras também é primordial, pois assim fica mais fácil obter todas as vitaminas e minerais necessários ao corpo. E lembre-se sempre de tomar água no intervalo das refeições!

Alerta:

Em excesso, o chá pode ser prejudicial para rins e estômago. O consumo deve ser orientado por um nutricionista.

Posted by admin on 17/07/2015

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes