Dando continuidade à nossa série sobre chás, vamos falar hoje do chá de gengibre! O gengibre é uma raiz de cor amarela rica em nutrientes e antioxidantes. Além disso, possui propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e ajudam no emagrecimento.

Benefícios do gengibre

O gengibre é um forte aliado para acabar com gripes e resfriados. Ele é rico em vitaminas e propriedades anti-inflamatórias, podendo ser usado também para ajudar a combater a intoxicação alimentar.

A raiz também é indicada para acabar com o enjoo matinal e náuseas ao longo do dia, sendo tão eficaz quanto à Vitamina B6. O chá também ajuda a aliviar os sintomas da azia. Estudos realizados na Universidade de Minnesota apontam que o uso do gengibre retarda o crescimento de células de câncer colorretal.

Gengibre com limão

Para explorar ainda mais os benefícios do gengibre é aconselhável acrescentar limão à receita do chá. O limão é extremamente benéfico à saúde, pois é rico em Vitamina C, tem o poder detox e ajuda quem quer perder peso, além de aumentar a imunidade.

Essa mistura poderosa ajuda ainda a aliviar a dor de garganta e muscular. Quer saber como fazer? Anote a receita!

Chá de gengibre com limão

Ingredientes

  • ½  litro de água
  • 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
  • ½ limão.

Modo de fazer

Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até que comecem a surgir as primeiras bolinhas. Antes de ferver, chegando a esse ponto, acrescente o gengibre e tampe o recipiente por cinco minutos. Acrescente o limão em seguida e bata em um liquidificador.

Está pronto para ser consumido!

Cuidado: evite exageros

Assim como qualquer outro alimento ou bebida, o chá de gengibre com limão não deve ser consumido em excesso, o ideal é que não passe de um litro por dia.

Posted by admin on 14/10/2015

Diretamente da Ásia Central para o prato do brasileiro, o alho é um dos vegetais preferidos na hora de temperar a comida e tem se mostrado também um grande aliado da saúde. Com seu sabor levemente picante e cheiro forte, já era usado como medicamento alternativo por antigos povos na Índia e no Egito. Muitos estudos foram feitos e finalmente foi comprovado: o alho realmente possui propriedades medicinais e o consumo dele é benéfico à saúde.

Confira a seguir alguns benefícios:

  • O alho tem em sua composição dois nutrientes com potencial antioxidante, a alicina e a salil-cisteína. Por causa desses compostos, o consumo diário do vegetal cru ajuda na prevenção de pelo menos cinco tipos de câncer: de cólon de útero, de mama, de pele, de pulmão e de esôfago;
  • Ele é também um forte aliado do coração! Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta que o alho ajuda na redução do colesterol circulante, o que previne infartos e ataques no miocárdio;
  • O tempero também é excelente para a pressão arterial, pois ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e melhora a circulação do sangue nas artérias;
  • Além disso, reforça o sistema imunológico e ajuda no tratamento e prevenção de gripes e resfriados;

Recomenda-se o consumo regular de alho, ingerindo pelo menos dois dentes por dia. Quando ingerido em jejum, o alho se torna uma poderosa forma de desintoxicar o organismo.

Que tal turbinar a saúde usando esse vegetal poderoso? Encontramos uma receita de creme de alho bem saborosa para ajudar na prevenção das doenças respiratórias nesse inverno!

Posted by admin on 18/08/2015

Você gosta de chá? A tradição do “Chá das Cinco” é bem popular na Inglaterra, mas aqui no Brasil a bebida também tem conquistado espaço e faz sucesso principalmente entre aqueles que gostam de manter uma alimentação mais saudável. Muitos chás contêm nutrientes extremamente benéficos à saúde. Por isso, vamos começar uma série de postagens falando sobre diferentes tipos de chá e seus benefícios. Cada mês, falaremos sobre um novo. E hoje, iniciamos a série com o Chá de Hibisco.

O Chá de Hibisco é um dos queridinhos da vez. É preparado a partir do cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa, uma planta rica em antioxidantes e possui nutrientes que impendem a retenção de líquido e a evita o acúmulo de gorduras na barriga e quadris. É indicado, principalmente, para quem deseja perder peso de forma rápida e saudável.

A flor Hibisco possui o cálice rico em vitamina B2, que é de extrema importância para a pele, ossos e cabelos, e a vitamina B1, que age principalmente nos neurônios. Outras vitaminas presentes no chá são a vitamina A, que é necessária para a visão e sistema imunológico e a C, que combate a baixa imunidade e doenças cardiovasculares. Além disso, é rico em ferro e protege o organismo de doenças como anemia.

Conheça os principais benefícios do Chá de Hibisco:

 Evita o acúmulo de gordura;

  • Ação diurética, ou seja, ajuda a evitar a retenção de líquidos;
  • Controla o colesterol;
  • Controla a pressão arterial;
  • E é bom para o cérebro.

 Modo de preparo:

Leve um litro de água ao fogo e aguarde até as primeiras “bolhinhas” começarem a surgir. Acrescente duas colheres (sopa) cheias de hibisco seco e desligue o fogo. Tampe e aguarde por cinco ou dez minutos. Feito isso, é só coar o chá.

 -O extrato seco da flor pode ser encontrado em lojas de produtos naturais;

 -Evitar voltar a aquecer, pois isso reduz os efeitos terapêuticos da planta;

 -Recomenda-se que se tome um copo de 200 ml do chá diariamente.

 Dicas para acelerar a dieta:

O site M de Mulher divulgou algumas dicas que ajudam a acelerar o processo. As ervas Cavalinha e Alfafa aumentam os feitos do Hibisco. Para usar outras ervas, basta usar o litro de água com uma colher (sopa) de Hibisco (ao invés de duas) e a outra de Cavalinha (com ação diurética) ou Alfafa (com ação antioxidante).

Além disso, é preciso estar atento a outras regras. As seis refeições diárias são essenciais. O correto é fazer uma refeição a cada três horas. A variedade de frutas, legumes e verduras também é primordial, pois assim fica mais fácil obter todas as vitaminas e minerais necessários ao corpo. E lembre-se sempre de tomar água no intervalo das refeições!

Alerta:

Em excesso, o chá pode ser prejudicial para rins e estômago. O consumo deve ser orientado por um nutricionista.

Posted by admin on 17/07/2015

Dieta mediterrânea

O nosso cérebro é responsável, entre tantas funções, por receber processar e armazenar informações e mandar ordens a todo o nosso corpo. Com o passar dos anos e com o acúmulo de atividades diárias, o cérebro pode falhar algumas vezes e acabamos esquecendo informações e tarefas. Mas, você sabia que a alimentação pode ajudar a turbinar o cérebro?

Os alimentos amigos da memória estão presentes, principalmente, na dieta mediterrânea. Além de ajudar o cérebro, eles reduzem o colesterol ruim e aumentam a capacidade anti-inflamatória. O principal componente da dieta mediterrânea é o Ômega 3, responsável por potencializar a memória. Confira alguns tipos de alimentos que são fundamentais para essa dieta.

Alimentos para turbinar a memória

Frutas e hortaliças – Verduras e legumes são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais.

Oleaginosas – Oferecem as chamadas gorduras boas e ajudam a reduzir o colesterol.

Peixe – A principal fonte do Ômega 3.

Vinho tinto – Com uma composição rica em flavonoides (antioxidantes), ele ajuda a evitar a formação de gordura nas vias sanguíneas.

Leite e seus derivados – O cálcio previne a osteoporose.

Cereais – Fontes de fibras, nutrientes e vitaminas.

Incorpore alguns hábitos da dieta mediterrânea no seu dia a dia e garanta uma memória forte!

Posted by admin on 16/06/2015

Pimenta vermelha

Capazes de acelerar o metabolismo fazendo o organismo gastar mais energia e gorduras acumuladas, os alimentos termogênicos são perfeitos para quem está em busca de perder os quilinhos a mais. E os benefícios não param por aí: os termogênicos também facilitam a digestão e melhoram a circulação sanguínea. Conheça alguns!

1)    Pimenta vermelha

Se não é a maior, é uma das mais poderosas armas contra as gordurinhas. Faz o metabolismo acelerar, ajudando na queima de calorias. A pimenta inibe, ainda, a formação de novos depósitos de gordura.

2)    Gengibre

Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Possui gingerol e shogaol, essenciais para a ação termogênica. Fica uma delícia marinado para temperos de carnes, aves e peixes, além de fazer uma ótima combinação nas sopas de legumes e chás.

3)    Canela

Canela

Com ação estimulante, a canela age como facilitadora da digestão e auxilia o tratamento de problemas de pele. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá. Uma delícia!

Para finalizar o post de hoje, vai aí uma dica deliciosa para colocar em prática…

Receita de Suco termogênico

Nada melhor que um suco para refrescar e, de quebra, ajudar a saúde. Os sucos termogênicos aparecem em diferentes receitas, confira esse suco de melão e gengibre! É fácil de fazer!

2 fatias de melão

1/2 limão

4 rodelas de gengibre

2 colheres de sopa de uva passa

2 colheres de sopa de semente de melão

1/2 meio copo de água gelada

Bata tudo no liquidificador e aproveite!

Posted by admin on 27/05/2015

Beber água em jejum faz bem

Ela está no nosso dia a dia, mas não é sempre que nós damos valor à água que consumimos. Ela é vital para uma série de reações químicas vitais ao organismo, garantindo o funcionamento correto do corpo humano. E além de ressaltar que é necessário consumir 2 litros por dia, o Instituto Europeu de Hidratação vai além e reforça a importância de beber água em jejum. Quer saber os motivos?

Cinco benefícios do consumo de água em jejum

1 – A água é aliada da pele, seu consumo garante elasticidade e uma pele tonificada!

2 – O consumo adequado de água garante o bom funcionamento dos rins, ajudando a eliminar os resíduos e nutrientes desnecessários pela urina.

3 – A água atua como lubrificante para músculos e articulações: ajuda a proteger as articulações e o melhor funcionamento dos músculos.

4 – Atua na dissolução dos nutrientes para que sejam absorvidos pelo sangue e transportados para as células, melhorando o funcionamento do trato digestivo.

5 – Atua no funcionamento do cérebro, pois a hidratação permite que as células do sangue recebam sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta.

#Dica

Segundo nutricionistas, é recomendável consumir um ou dois copos de água em jejum e esperar dez minutos até a próxima refeição. Dessa forma, a água pode atuar no corpo. Depois disso, continue consumindo água até completar os dois litros indicados pelos médicos.

Já pode incluir os dois copos de água em jejum pela manhã!

Posted by admin on 13/05/2015

6 alimentos roxos e saudáveis

Já ouviu dizer que os pratos coloridos fazem muito bem para a saúde?  É verdade! Pratos coloridos significam diversidade de alimentos e nutrientes. Indo por esse caminho, quem sofre de colesterol alto pode aproveitar os benefícios que os alimentos roxos podem trazer, já que eles ajudam na redução dos níveis de gordura no sangue e doenças cardíacas.

Confira uma lista com os alimentos arroxeados que só vão te fazer bem!

Cebola roxa: Ajuda a proteger as veias e artérias por conter enzimas que combatem o acúmulo do colesterol LDL como a alicina.

Berinjela: Possui uma substância chamada saponina que quebra as moléculas de gordura que estão no sangue.

Amora: A fruta é rica em antioxidantes e fibras que ajudam a reduzir a gordura e o açúcar do sangue.

Açaí: Fonte de gorduras monoinsaturadas e poli-saturadas que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Mas tome cuidado com os acompanhamentos!

Uva: Fruta abundante no Brasil, ela é rica em antioxidantes que controlam o triglicérides.

Ameixa: Seus compostos ajudam a controlar taxas de glicose, colesterol e também triglicérides.

Última dica: opte por comer todos in natura. Mas, se preferir cozinhas, aproveite a água com nutrientes e faça caldos e sopas.

Posted by admin on 17/04/2015

Se você busca emagrecimento rápido consumindo ingredientes naturais, o matchá pode ser seu companheiro! Essa variação do chá-verde muito utilizado no Japão chegou em terras brasileiras e já virou febre! Tudo por que ele possui 6x mais antioxidantes, promete queimar gordura mais rápido e impede a ação dos radicais livres.

A nutricionista Marilia Toledo, em entrevista à Revista Claudia, explica que as propriedades termogênicas do pó aumentam em até 40% a queima de calorias durante atividades físicas por provocar o aumento da temperatura corporal. Com o metabolismo em alta velocidade, se torna mais
fácil perder aquelas gordurinhas indesejadas!

Diferencial do matchá

Você deve estar se perguntando: o que faz do matchá mais poderoso do que o chá verde? Os dois são encontrados na mesma planta, mas pelo fato de o matchá ser utilizado em pó, as propriedades antioxidantes e termogênicas são potencializadas. Os nutricionistas indicam o consumo de 15 a 20 gramas. Ficou interessada por ele?

Confira aqui algumas receitas fáceis para utilizar o matchá no dia a dia!

Posted by admin on 27/03/2015

Música alta pode levar à surdez

Nós vivemos em um meio repleto de poluição e a sonora é uma delas. Se você já estranhou estar em um lugar silencioso por muito tempo, saiba que isso é resultado da exposição excessiva aos sons que as cidades grandes produzem diariamente seja por propaganda, pelo barulho dos carros ou pela conversa de pessoas em diferentes lugares.

Esse problema é prejudicial aos nossos ouvidos e se agrava com uma prática recente: o uso exagerado dos fones de ouvido. Em relatório recente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que 1,1 bilhão de jovens de todo o mundo correm risco de sofrer perda de audição, resultado dos hábitos diários.

Segundo especialistas, 85 decibéis (dB) por até 8h por dia é o nível máximo a que podemos estar expostos sem que isso prejudique a audição. Quanto maior a intensidade sonora, menor esse tempo fica. Por isso, no relatório, a OMS indica que os jovens utilizem aparelhos sonoros por no máximo uma hora por dia em um volume baixo.

Siga a dica!

A Organização ainda indica o uso de tampões de ouvido sempre que estivermos expostos a ambientes barulhentos como bares e shows, limitar o tempo gasto em atividades barulhentas e realizar breves descansos auditivos. Caso você esteja com sinais de perda de audição, não hesite e procure imediatamente o seu médico e cuide-se!

Posted by admin on 12/03/2015

O sabor picante do gengibre pode até espantá-lo da alimentação diária de algumas pessoas, mas os benefícios que ele pode trazer para a dieta vão fazer você pensar duas vezes antes de dispensá-lo novamente! Responsável por favorecer a digestão após as refeições, ainda é capaz de acelerar o metabolismo e favorece a queima de gordura. Excelente, né?

Confira mais benefícios do gengibre!      

1)    Aliado da gestação, o gengibre ajuda a reduzir o enjoo das primeiras semanas de gravidez.

2)    Quando ingerido cru durante o dia, ele atua como analgésico amenizando dores como artrite, dores musculares e nas costas.

3)    As pastilhas de gengibre ajudam a ficar bem longe do mau hálito, pois possuem ação antibacteriana.

4)    O gengibre atua na redução da formação de placas nas artérias, reduzindo os níveis de colesterol. Para isso, pode ser ingerida picado em sopas, em pó ou cozido na salada.

5)    Chá de gengibre é bom para gripe, sim! Antibiótico, antiviral e anti-inflamatório e previne doenças respiratórias. Deixe alguns talos de molho por 30 minutos e depois cozinhe por mais 30 minutos, coe e beba.

6)    Ele ainda é detox! Acrescente uma colher de chá de gengibre em pó nas refeições. Suas substâncias termogênicas ativam o metabolismo e eliminam aquelas gordurinhas indesejadas.

7)    Sofre de cólicas menstruais? Dica da medicina chinesa: o chá de gengibre com açúcar mascavo ajuda a mantê-las longe.

8)    É aliado da juventude! Há quem afirme que chá de gengibre ajuda na redução das rugas.

Inclua-o na sua alimentação agora mesmo!

Posted by admin on 13/02/2015